Projeto Sol

Atividade desenvolvida para alunos da 1° série do Ensino Médio das Escolas parceiras do PIBID/FÍSICA - 2011 através da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Esse projeto foi baseado em uma proposta apresentada no suplemento do professor do livro Física Volume único de Aurélio G. Filho e Carlos Toscano, da editora Scipione. A ideia geral do projeto é usar o Sol como tema central para discutir de forma interdisciplinar o conceito de energia. Assim devemos apresentar o Sol como uma importante fonte de energia para a Terra e, a partir disso, abrir discussões deveriam ser feitas por professores de diferentes áreas do conhecimento mostrando assim o potencial interdisciplinar do tema.
Na atual estrutura a interdisciplinaridade será apresentada pelos própios pibidianos que irão elaborar aulas relacionando o conceito de energia com outras áreas do conhecimento. Por exemplo, ao falar da impotância do Sol para a vida na Terra será necessário entrar no campo da Biologia. Ao longo da atividade os alunos serão convidados a realizarem pesquisas para aprofundar os temas apresentados pelos pibidianos.
Ao final do projeto os alunos irão produzir um texto que contenha o resultado de suas pesquisas e sua reflexão sobre questões apresentadas pelos pibidianos ao longo do projeto. Além disso, o projeto contará também com uma momento cultura: concurso de fotografias do por do sol.
A seguir são indicados os temas das aulas e as datas que serão minastradas na E. E. Boulanger Pucci.

- O sol (04 de março)
- A passagem do modelo geocêntrico para o heliocêntrico (11 de março)
- Sol e vida na Terra (18 de março)
- Energia solar e energias sujas (25 de março)
- Sol e clima na Terra (04 de abril)



Se você gostou do blog, siga O mundo da FÍSICA no Facebook, no Twitter ou receba atualizações por e-mail fazendo seu cadastro na barra a direita.



Um comentário:

Postagens populares