Pular para o conteúdo principal

Cinemática | Divisões da Física

 

O que é a física?

 
Física é a ciência que estuda a natureza em seus aspectos mais gerais. O termo vem do grego φύσις (physiké), que significa natureza. Atualmente, é dificílimo definir qual o campo de atuação da física, pois ela aparece em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista, parecem completamente descorrelacionados.
Como ciência, faz uso do método científico. Baseia-se essencialmente na matemática e na lógica quando da formulação de seus conceitos.

Os ramos da física

 
Mecânica É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos. Assim, estamos tratando com fenômenos mecânicos quando estudamos o movimento de queda de um corpo, o movimento dos planetas, a colisão de dois automóveis etc.

Termologia Como o próprio nome indica, este ramo da Física trata dos fenômenos térmicos. Portanto, a variação da temperatura de um corpo, a fusão de um pedaço de gelo e a dilatação de um corpo aquecido são fenômenos estudados neste ramo.

Ondas Nesta parte estudamos as propriedades das ondas que se propagam em um meio material como, por exemplo, as ondas em uma corda ou na superfície da água. Também são estudados, aqui, os fenômenos sonoros, porque o som nada mais é do que um tipo de onda que se propaga em meios materiais.

Óptica -  É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz. A formação de sua imagem em um espelho, a observação de um objeto distante através de uma luneta, a separação da luz solar nas cores do arco-íres etc. são todos fenômenos óticos.

Eletricidade e MagnetismoNeste ramo da Física incluem-se os fenômenos elétricos e magnéticos. Desta maneira, são estudados: as atrações e repulsões entre os corpos eletrizados, o funcionamento dos diversos aparelhos eletrodomésticos, as propriedades de um ímã, a produção de um relâmpago em uma tempestade etc.

Física Contemporânea – Esta parte sobre o desenvolvimento da Física alcançado no século XX, abrangendo o estudo da estrutura do átomo, do fenômeno da radioatividade, da teoria da relatividade de Einstein etc.



Por Thiago Miranda
Me. Professor de Física

Comentários

Postar um comentário