Pular para o conteúdo principal

Cinemática | Movimento Uniforme (MU)

 


Movimento Unifore - MU

Podemos afirmar que um corpo efetua um Movimento Uniforme quando ele está a se deslocar em uma velocidade constante. O corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Em razão disso, a velocidade escalar é constante, não nula em qualquer intervalo de tempo.


Numa usina de tratamento de lixo doméstico, os objetos despejados sobre a esteira rolante percorrem distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, no mesmo sentido, descrevendo movimentos uniformes.



Note as extremidades dos ponteiros de um relógio elas descrevem uma trajetória curvilínea, com movimento uniforme. Outro exemplo de movimento uniforme em trajetória circular é aquele descrito pelos satélites artificiais, que percorrem distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

O movimento pode ser classificado em:
  • Progressivo: o móvel caminha a favor da orientação positiva da trajetória. No movimento progressivo os espaços crescem no decorrer do tempo e a velocidade é positiva.


  • Retrógrado: o móvel caminha contra a orientação positiva da trajetória. No movimento retrógrado os espaços decrescem no decorrer do tempo e a velocidade é negativa.



Representação gráfica da velocidade escalar em função do tempo



A velocidade escalar é constante é diferente de zero, o que nos leva à conclusão de que o movimento é uniforme. 



Propriedade do gráfico da velocidade em função do tempo (v x t)


No gráfico da velocidade em função do tempo a área da figura compreendida entre a linha do gráfico e o eixo dos tempo é numericamente igual ao deslocamento.


Calculando a área da figura hachurada no gráfico temos: A = b . h , logo  A = ∆t . v.

Comprando com a fórmula da velocidade temos: ∆s = ∆t . v.


Equação horária do MU


A equação serve para prever como as posições irão variar de acordo com o tempo.


Representação do gráfico das posições em função do tempo






Propriedade do gráfico s x t.





Por Thiago Miranda
Me. Prof. de Física

Comentários