Pular para o conteúdo principal

Cinemática | Movimento uniformemente variado (MUV)

 


É um movimento em que a velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo. Isto é, o móvel apresenta iguais variações de velocidade em intervalos de tempo iguais. No MUV a aceleração é constante e diferente de zero.



No Sistema Internacional (SI), a unidade de medida de aceleração é: m/s2.


Classificação do movimento


  • Acelerado: O módulo (valor) de sua velocidade escalar aumenta e sua aceleração é positiva. Os vetores velocidade e aceleração tem o mesmo sentido.
Na figura da esquerda, representa-se um movimento acelerado e progressivo, o carro move-se no sentido da trajetória e o valor da velociade aumenta. Já na figura da direita, está represetnado um movimento acelerado e retrógrado, ou seja, o carro move no sentido oposta à orientação da trajetória e sua velocidade aumenta.

  • Retardado: O módulo (valor) da velocidade escalar diminui e a aceleração é negativa. Os vetores velocidade e aceleração tem sentidos opostos.


Na figura da esquerda, representa-se um movimento retardado e progressivo, o carro move-se no contra a trajetória e o valor da velociade diminui. Na figura da direita, está represetnado um movimento retardado e retrógrado, ou seja, o carro move a favor da trajetória e sua velocidade diminui.

Equação da velocidade


Equação da posição ou dos espaços





Equação de Torricelli

Essa equação é utilizada em questôes em que o tempo (instante) não é fornecido.





Por Thiago Miranda
Me. Prof. de Física

Comentários