Não é preciso ser um gênio para entender Física. Na verdade, ser um pouco inteligente facilita bastante, mais isso vale para qualquer coisa que se aprenda. Apesar de não exigir necessariamente que o aluno seja extremamente inteligente, a Física exige um pouco de esforço e dedicação. O problema reside no fato de que muita gente costuma ver a Física como uma das disciplinas mais complicadas de se estudar e, por isso, nem se esforça para entende-la
À esquerda, a figura conhecida do gênio Albert Einstein. Quando tinha aproximadamente 14 anos de idade, tinha a aparência da foto à direita. Ninguém diria que ele era um gênio se o conhecesse assim, não é mesmo?
Esse preconceito
provavelmente existe porque a Física (e outras matérias parecidas) são
diferentes da História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, entre outros
exemplos. Isso porque quando você estuda Língua Portuguesa ou História, a
matéria passada pelo professor pode abranger muitas páginas do texto. A Física,
do mesmo modo que a Matemática, é mais condensada. Uma tarefa pode cobrir
apenas uma ou duas páginas, mesmo que dentro delas exista um monte de coisas
novas a serem compreendidas. Você poderá até decorar a matéria, mas isto não
adiantará nada. A parte mais importante da fica a carga da sua compreensão de
um determinado fenômeno.
Algumas vezes, o seu
trabalho é compreender uma lei. Depois que você a
compreender – e a lei é muitas vezes expressa por uma equação – e puder
explica-la e aplica-la na solução de problemas, você terá aprendido a lição.
Seguem algumas
sugestões de estudo:
Fora de aula:
1. Leia
toda a matéria, a fim de saber do que se trata.
2. Leia
novamente a matéria, porém devagar e escreva no seu caderno a lei (se houver
alguma) e outros pontos importantes que foram identificados por você ou pelo
professor. Verifique se você compreende cada um desses pontos importantes.
3. Se
essa lei for expressão por uma equação matemática, pergunte-se a si mesmo de
que maneira cada símbolo da equação está relacionado com essa lei. Por exemplo,
em T = F d (trabalho = força x distância), a lei nos diz
que, multiplicando-se a distância por dois, o trabalho realizado seria
duplicado, e diz também que, duplicando-se a força, duplicar-se-ia o trabalho.
4. Resolva
os problemas do texto.
5. Discuta
a matéria com os colegas.
Durante a aula:
1. Faça
perguntas a respeito do que você não compreende.
2. Esteja
aberto e pronto a explicar o que você entendeu.
5. “Bem antes dos exames, faça um resumo de
todos os pontos obscuros da matéria e pergunte ao professor.
6. Pense
nas perguntas que você faria a si mesmo se fosse o professor. Tente
responde-las.
Para resolver problemas:
1. Leia
o problema cuidadosamente. Compreenda o que está no enunciado.
2. Escreva
cada item que é dado no problema.
3. Escreva
o que deve ser encontrado, qual é o objetivo do problema.
4. Pense
num modo de resolvê-lo. Rapidamente, reflita se o modo imaginado por você é o
único e/ou o mais fácil.
5. Ataque
o problema.
Adaptado pela equipe
de Física do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, a partir do livro: Física na escola secundária, de Oswald
H. Blackwood, Wilner B. Herron e William C. Kelly. Traduzido por José Leite
Lopes e Jayne Tiomno, da editora “Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos”,
Rio de Janeiro, Brasil, 1958.
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