A Física da forma que é abordada no ensino médio, muitas vezes, requer dos alunos a memorização de leis e fórmulas e a utilização do formalismo matemático. Além do mais, a ausência ou a pouca contextualização dos conteúdos estudados, a precariedade ou a falta de laboratórios nas escolas torna a física, uma disciplina de natureza experimental, excessivamente abstrata. Logo, o acumulo desses fatores podem estar contribuindo para a desmotivação dos estudantes em relação à disciplina de Física.
Nesse contexto, as atividades experimentais são uma importante estratégia para o ensino de Física, por possibilitarem maior aproximação do aluno com o cotidiano, e assim, os conceitos serem menos abstratos. É possível despertar nos estudantes o interesse pela ciência e, em particular, pela Física, de uma forma divertida e prazerosa se optar por apresentar os conteúdos físicos de uma forma mais interessante, motivadora e atrativa.
As atividades experimentais nas aulas da disciplina de Física podem ser consideradas uma ferramenta que permite trazer para o ambiente escolar aquilo que o estudante utiliza no seu cotidiano, possibilitando uma aproximação entre os conceitos científicos discutidos nas atividades experimentais e os adquiridos de forma espontânea.
1° ano
- Determinação da velocidade média de um carrinho
- Características do movimento
- Queda dos corpos
- Tempo de reação humano
- Força de atrito de arrastamento
- Globo da morte
- Princípio da inércia
- Pêndulo simples: determinação da aceleração gravitacional
- Composição de forças - Processo geométrico
- Composição de forças I
- Lei de Hooke
- Roldanas II
- Peso e massa
- Choque mecânico
- Densidade
- Pressão atmosférica e pressão hidrostática
2° ano
- Energia potencial gravitacional e elástica
- Energia potencial elástica e cinética
- Trabalho mecânico
- Quantidade de calor, massa e temperatura de líquidos
- Capacidade térmica de um calorímetro
- Medida do calor específico de metais
- Calor de fusão do gelo
- Transferência de calor por condução térmica
- Transferência de calor por convecção térmica
- Transformação isobárica
- Transformação isovolumétrica
- Transformação isotérmica
- Reflexão da luz
- Medindo a altura de objetos
- Associação de espelhos planos
- Refração da luz
esta faltando o arquivo do primeiro experimento do segundo ano
ResponderExcluirPor que não dá para ver os arquivos? Clico neles e diz que foi removido
ResponderExcluirPOIS É EU TAMBÉM NÃO CONSIGO ABRIR OS ARQUIVOS, O QUE É PRECISO FAZER?
ResponderExcluirPOIS É EU TAMBÉM NÃO CONSIGO ABRIR OS ARQUIVOS, O QUE É PRECISO FAZER?
ResponderExcluir