Pular para o conteúdo principal

Experimentos

A Física da forma que é abordada no ensino médio, muitas vezes, requer dos alunos a memorização de leis e fórmulas e a utilização do formalismo matemático. Além do mais, a ausência ou a pouca contextualização dos conteúdos estudados, a precariedade ou a falta de laboratórios nas escolas torna a física, uma disciplina de natureza experimental, excessivamente abstrata. Logo, o acumulo desses fatores podem estar contribuindo para a desmotivação dos estudantes em relação à disciplina de Física.

Nesse contexto, as atividades experimentais são uma importante estratégia para o ensino de Física, por possibilitarem maior aproximação do aluno com o cotidiano, e assim, os conceitos serem menos abstratos. É possível despertar nos estudantes o interesse pela ciência e, em particular, pela Física, de uma forma divertida e prazerosa se optar por apresentar os conteúdos físicos de uma forma mais interessante, motivadora e atrativa.

As atividades experimentais nas aulas da disciplina de Física podem ser consideradas uma ferramenta que permite trazer para o ambiente escolar aquilo que o estudante utiliza no seu cotidiano, possibilitando uma aproximação entre os conceitos científicos discutidos nas atividades experimentais e os adquiridos de forma espontânea.

1° ano

2° ano




Se você gostou do blog, siga O mundo da FÍSICA no Facebook, no Twitter ou receba atualizações por e-mail fazendo seu cadastro na barra a direita.

Comentários

  1. esta faltando o arquivo do primeiro experimento do segundo ano

    ResponderExcluir
  2. Por que não dá para ver os arquivos? Clico neles e diz que foi removido

    ResponderExcluir
  3. POIS É EU TAMBÉM NÃO CONSIGO ABRIR OS ARQUIVOS, O QUE É PRECISO FAZER?

    ResponderExcluir
  4. POIS É EU TAMBÉM NÃO CONSIGO ABRIR OS ARQUIVOS, O QUE É PRECISO FAZER?

    ResponderExcluir

Postar um comentário