Pular para o conteúdo principal

Lançamento horizontal

 


O lançamento horizontal é um movimento que ocorre quando o projétil é lançado sem formar ângulo com a horizontal, ou seja, o ângulo de lançamento é nulo. Como por exemplo, o arremesso no jogo de beisebol. 

É um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical, onde cada um dos movimento acontecem como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.


  • Na horizontal - eixo x

Na horizontal, o movimento da bolinha é um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), com velocidade constante, ou seja, a velocidade no eixo x em qualquer ponto é igual à velocidade v0 da velocidade de lançamento.

As equações que regem o lançamento oblíquo na horizontal são as mesmas utilizadas para o MRU, sujeitas à pequenas alteração na notação.

Onde:
 d - distância percorrida na horizontal
v- velocidade no eixo x
- instante em que o corpo ocupa determinada posição

Alcance máximo

O alcance máximo representa a máxima distância horizontal percorrida pelo corpo durante o voo. Pode ser obtido utilizando a equação do MRU.

Onde:
A = dmáx - alcance
v- velocidade no eixo x
t- tempo de queda


  • Na vertical - eixo y

Na vertical, o movimento da bolinha é um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV), o módulo da componente vertical da velocidade no ponto de lançamento é nula (v0y = 0) e aceleração igual à aceleração da gravidade (a = + g)

As equações que regem o lançamento oblíquo na vertical são as mesmas utilizadas para o MRUV, sujeitas à pequenas alteração na notação.


É necessário adotar a seguinte conversão de sinais para a aceleração da gravidade:
- g - corpo lançado para cima
+ g  corpo lançado para baixo

Tempo de queda

Consideramos um objeto solto de uma altura (h), com aceleração igual a aceleração da gravidade (a = g) e desprezando a resistência do ar. Para determinarmos o tempo de queda usamos a função horária do espaço e isolamos o t, sendo assim teremos:


Onde:
t- tempo de queda
h - altura da queda
g - aceleração da gravidade


Velocidade de chegado ao solo

Para determinar a velocidade vertical com que o objeto chegará ao solo há duas opções, utilizar a equação da velocidade ou a equação de Torricelli. Assim:

Onde:
v- velocidade no eixo y
g - aceleração da gravidade
t- tempo de queda
h - altura da queda

A velocidade resultante com que o projétil chega ao solo é soma vetorial da velocidade horizontal  (vx) com velocidade vertical (vy).


Onde:
v - velocidade resultante
v- velocidade no eixo x
v- velocidade no eixo y



Por Thiago Miranda
Me. Prof. de Física

Comentários