Pular para o conteúdo principal

Medidas de temperatura


 
   A temperatura é uma grandeza escalar que indica o grau de agitação das partículas constituintes de um corpo ou sistema.
    Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.

Escalas termométricas

As escalas termométricas mais conhecidas são: a Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin. Por definição temos:

  • Celsius: de 0 °C a 100 °C
  • Fahrenheit: de 32 °F a 212 °F
  • Kelvin: de 273 K a 373 K

A primeira medida é de temperatura de fusão do gelo e a segunda é a temperatura de ebulição da água.


Relação entre as escalas Celsius e Kelvin



Logo:

 Onde:

C – Temperatura em Celsius

TK – Temperatura em Kelvin


Relação entre as escalas Celsius e Fahrenheit


Simplificando a expressão:

Onde:

C – Temperatura em Celsius

TF – Temperatura em Fahrenheit


Variação de temperatura


    É comum em telejornais escutar o apresentador dizer que em determinado dia em Uberaba a temperatura mínima será de 17°C e máxima de 33°C ou, alguém dizer que um objeto pode sofrer um aumento de temperatura de 20°C para 30ºC. Em situações como as descritas dizemos que houve uma variação de temperatura, no caso da cidade de Uberaba a variação foi de 16°C e do objeto foi de 10°C. Uma pergunta muito comum seria: qual o valor da variação da temperatura se o termômetro estivesse graduado na escala Fahrenheit ou Kelvin?
    A solução para questões como essa está na equação que compara as variações de temperatura sofridas pelas diferentes escalas termométricas:

  Essa equação não serve para transformar valores de temperatura de uma escala para outra, deve ser utilizada para determinar a variação da temperatura sofrida por um corpo para cada uma das escalas termométricas.
    A partir da equação percebe-se que as variações sofridas na escala Celsius serão iguais as sofridas na escala Kelvin. Isso ocorre porque a diferença entre o primeiro e segundo ponto fixo de ambas as escalas é de 100 (Celsius 100 - 0 = 100; Kelvin 373 - 273 = 100).



Por Thiago Miranda
Me. Prof. de Física


Comentários